Sobre o projeto

Este projeto nasceu em 2015 com uma ideia inicial bem diferente e menos abrangente do que o conteúdo de hoje realizado. Esta ideia fazia parte de um grupo de quatro amigos do curso de Biologia da UnB: Ana Cecilia Holler, Yan Felipe Soares, Carlos José e Pedro de Siracusa. Uma ideia que surgiu durante uma viagem de campo de uma disciplina da universidade que nós fizemos juntos para o Santuário de Vida Silvestre Fazenda Volta da Serra (FVS), localizada na região da Chapada dos Veadeiros - GO. Nós percebemos que existia uma grande riqueza, principalmente de anuros, nesta fazenda e que essa riqueza era desconhecida e subestimada. Com isso, nós sentimos uma necessidade de amostrar a área dessa fazenda e na sua redondeza para poder fazer um levantamento das espécies de anuros. E porque não fazermos isso em forma de um guia de campo? Assim, pessoas além da comunidade científica poderia ter fácil acesso às informações da Fazenda e de toda a região da Chapada dos Veadeiros.

Este projeto teve algumas modificações ao longo do tempo devido às várias demandas que foram surgindo, inclusive hoje ele faz parte do Laboratório de Fauna e Unidades de Conservação da UnB. Hoje esperamos preencher lacunas de informações fazendo um guia online e físico de anuros da Chapada dos Veadeiros, abrangendo informações acústicas como o canto, fotos e vídeos dos mais variados comportamentos realizados por esse grupo incrível e carismático e várias curiosidades que já sabem sobre as espécies e as que ainda se estão descobrindo.

Esse guia de campo não foi fácil de ser realizado e está longe de ser finalizado. Exigiu várias viagens de campo para a região na intensão de encontrar esses animais em seu habitat natural, exibindo diferentes comportamentos, desde sua forma de girino até os adultos, e aparecendo em variados períodos do ano. Graças ao canto dos machos, feito para atrair a fêmea na época reprodutiva, esse grupo pode ser "facilmente" encontrado no campo, no entanto exige uma certa quantidade de paciência devido aos comportamentos de camuflagem, alguns se entocam facilmente e ao tamanho reduzido na maioria das espécies, e ao fato de que quando você chega perto eles param de cantar para sua própria proteção. É um imenso prazer poder trabalhar com essas criaturas. A cada vez que se estuda sobre elas, se aprende cada vez mais, são capazes de nos ensinar sobre estrutura de comunidades, co-evolução entre as espécies de anuros que convivem em uma mesma lagoa, medicina e fármacos com remédios a base de venenos de sapos, e, uma das coisas mais importantes, nos ensinar sobre o futuro, sobre mudanças climáticas, sobre aparecimento de doenças como febre amarela, entre várias outras importâncias.

Esse guia foto carinho e profissionalismo, feito tanto para a comunidade científica quanto para o público leigo que quer conhecer um pouco mais sobre esse tema. Está em contantes atualizações já que a ciência não é exata e não tem um ponto final, estamos sempre descobrindo coisas novas e, assim como os sapos e todos os seres vivos, sempre em evolução!

Ana Cecília Holler del Prette

Autores

Conheça o time responsável pela construção deste projeto

Generic placeholder image
Ana Cecília Holler del Prette (Ana)
Produtora de conteúdo

Sou graduanda em Ciências Biológicas pela Universidade de Brasília (UnB) e já atuei em várias áreas, como: na anatomia com monitoria, na ecologia com projeto de extensão, na entomologia forense com um projeto sobre o uso de carcaças por formigas e na herpeto desde sempre, com projeto de demografia de lagartos em matas de galeria, entre outros assuntos.

Fiz graduação sanduíche na Florida State University (FSU) por 3 meses (2016), e atualmente sou bolsista do PET-Biologia UnB e aluna do Laboratório de Fauna e Unidade de Conservação (LAFUC - UnB) sob orientação do Prof. Dr. Reuber Albuquer Brandão neste projeto de Guia de Anuros da Chapada dos Veadeiros - GO.

Sou amante da natureza e tenho como hobbie a fotografia e foi disso que nasceu a ideia deste guia de anuros, para juntar a necessidade de preencher lacunas de várias áreas do conhecimento e registrar, através da fotografia, importantes momentos sobre a vida desses incríveis animais.

Beatriz Diogo Vasconscelos (Bia)
Produtora de conteúdo

Sou aquela herpetóloga com um pezinho na ornitologia. Adoro fotografar, ilustrar e ir à campo para adquirir conhecimento e novas histórias. Graduanda em Ciências Biológicas, no sétimo semestre, faço estágio no Laboratório de Fauna e Unidades de Conservação, sob orientação do Prof. Dr. Reuber Albuquerque Brandão.

Já realizei projetos nas áreas de ecologia de avifauna e herpetofauna na Amazônia e Cerrado. Atualmente, desenvolvo projetos na área de conservação de ecossistemas naturais, utilizando como modelo o jacaré Paleosuchus palpebrosus e aves do gênero Sporophila. Também faço parte do Programa de Educação Tutorial - Biologia, além de ser Presidente do InterPET-UnB.

Generic placeholder image
Generic placeholder image
José Marcos do Nascimento dos Santos Abreu (Zé)
Produtor de conteúdo

Sou estudante de biologia da Universidade de Brasília (UnB), estagiário do Laboratório de Fauna e Unidades de Conservação e do Laboratório de Manejo e Conservação de Aves do Cerrado. Atuo nas áreas de Biologia da Conservação, divulgação cientifica e educação ambiental. Meus projetos buscam aumentar o conhecimento sobre como vertebrados são afetados pelos impactos antrópicos, principalmente o avanço do agronegócio, mudanças e diminuição nos corpos de água, caça e efeito de borda com o aumento da urbanização. Para estudar os ecossistemas e a conservação dos recursos naturais do Cerrado, eu pesquiso o predador topo de cadeia jacaré-paguá (Paleosuchus palpebrosus), aves ameaçadas da família Traupidae, Tyrannidae e Scleruridae e a espécie de anuro Physalaemus centralis.

Pedro Correia de Siracusa
Programador e Fotógrafo

Biólogo e mestre em modelagem computacional. Apaixonado por natureza, arte e máquinas. É o responsável pela construção e manutenção do guia web, além de parte do material fotográfico.

Biólogo pela Universidade de Brasília (UnB) e mestre em Modelagem Computacional pelo Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC/MCTIC). Atualmente tenho me interessado bastante pelo campo da Ciência de Dados, sobretudo nas áreas de modelos em redes (Network Science) e Inteligência Artificial (Machine Learning, Deep Learning). Embora meus interesses acadêmicos tenham se distanciado um pouco do foco mais tradicional da Zoologia, tenho uma paixão imensurável pela natureza, e tenho como principal motivação aplicar meus conhecimentos no contexto da conservação da biodiversidade. Também adoro fotografar e filmar natureza.

Generic placeholder image
Generic placeholder image
Pedro Henrique de Oliveira Ribeiro
Ilustrador e Designer

Sou aluno de Ciências Biológicas da UnB e sempre me vi fascinado pela arte. Comecei a estudar ilustração cientifica no segundo semestre de 2015. Desde então, pude aperfeiçoar técnicas de grafite e nanquim; e aprender técnicas de aquarela, scratchboard e carbon dust. Tenho atuações junto ao núcleo de ilustração científica do IB (NICBio), onde desenvolvo pesquisas em divulgação científica, construindo materiais didáticos para alunos e professores da graduação. Como todo bom ilustrador, amo retratar a história natural e utilizar das novas ferramentas de desing para aproximar o público leigo do conhecimento científico. Por isso, além do conhecimento biológico, sempre estou a procura de aprimorar minhas habilidades como design gráfico, utilizando dos programas Adobe©

Reuber Albuquerque Brandão
Supervisor acadêmico

Professor adjunto do curso de Engenharia Florestal da UnB. Bacharel em Biologia e Doutor em Ecologia pela Universidade de Brasília. Orienta nos Programas de Pós-Graduação em Ciências Florestais (mestrado e doutorado) e Zoologia (Mestrado e Doutorado). Tem experiência na área de Ecologia, Conservação, ecologia e taxonomia da herpetofauna do Cerrado; fragmentação de hábitats, inventários e Unidades de Conservação. Professor orientador deste projeto dentre vários outros que acontece no Laboratório de Fauna e Unidades de conservação (LAFUC), na qual oriento alunos de graduação e da pós-graduação.

Generic placeholder image

Parceiros e Colaboradores

Sabe quem mais contribuiu? Muita gratidão à nossa rede de parceiros e colaboradores!

Generic placeholder image
Carlos José da Silva Morais
CV Lattes
Generic placeholder image
Yan Felipe Figueira Soares
CV Lattes
Generic placeholder image
LAFUC
Página
Generic placeholder image
Santuário de Vida Silvestre Fazenda Volta da Serra
Facebook
Generic placeholder image
PET-Biologia UnB
Facebook

Anfíbios dos Veadeiros

  • Anfíbios dos Veadeiros

Um projeto batráquio!