Família Aromobatidae

Allobates goianus

(Bokermann, 1975)

Endêmico do Cerrado Pouco comum
Mata de Galeria
Ocorrência
Jan
Fev
Mar
Abr
Mai
Jun
Jul
Ago
Set
Out
Nov
Dez

Allobates goianus

(Bokermann, 1975)

Endêmico do Cerrado Pouco comum

Allobates goianus

(Bokermann, 1975)

Endêmico do Cerrado Pouco comum
Mata de Galeria
Ocorrência
Jan
Fev
Mar
Abr
Mai
Jun
Jul
Ago
Set
Out
Nov
Dez

Essa espécie de anuro é bem legal de se ver, mas é bem difícil de ser encontrada. O Allobates goianus possui uma coloração amarronzada com duas faixas pretas na lateral do corpo e com uma mancha nas costas em formato de ampulheta. Os machos dessa espécie cantam em dias chuvosos ou sob a serapilheira úmida ou em galhos no solo dentro de florestas ribeirinhas. Eles começam a vocalizar pela tarde até o pôr do sol sob as pedras e galhos e na época de sua reprodução os ovos são colocados diretamente no solo. Dentro do gênero Allobates, essa espécie é a única que ocorre na Chapada dos Veadeiros - GO, sendo esta a sua localidade-tipo. Essa espécie, atualmente, é encontrada em matas muito fragmentadas de apenas 3 localidades: Chapada dos Veadeiros-GO, Floresta Nacional de Silvânia-GO e Niquelândia. Essa espécie sofre isolamento geográfico e genético por causa da grande fragmentação das matas. E com essa distribuição muito restrita, ela é endêmica do Bioma Cerrado e endêmica de Goiás. É daí que vem o significado do seu epíteto-específico goianus. O Allobates goianus precisa de um estudo muito mais aprofundado para entender o seu estado de conservação, já que essa espécie nunca mais foi encontrada nesta região. As principais ameaças à essa espécie são a agricultura (cultivo de culturas e criação de gado), bem como extração de madeira, mineração e construção de barragens, já que tudo isso leva à fragmentação do hábitat e à perda de seu ambiente natural.

Diagnose

Se difere pela ausência de uma faixa lateral escura, dedos franjados e palmados e com um padrão de cor do dorso formado por 4 manchas marrom-avermelhada.

Você sabia?


Possuem um comportamento reprodutivo bem curioso, onde os ovos são depositados no solo, dentro de tocas ou fendas úmidas e, logo que os girinos eclodem, os machos os carregam nas costas, até um curso de água dentro da mata de galeria.

Você sabia?


Este espécie não é mais encontrada na sua localidade tipo (Chapada dos Veadeiros) há muitos anos. Alguns pesquisadores dizem 20 anos. Sua distribuição na Serra da Mesa-GO foi suprimida pelo enchimento de reservatório da Usina Hidrelétrica.

Referências

Bastos RP, Signorelli L, Morais AR, Costa TB, Lima LP, Pombal Jr JP. Advertisement calls of three anuran species (Amphibia) from the Cerrado, Central Brazil. South American Journal of Herpetology. 2011 Sep 8;6(2):67-72.

SANTORO GR, Brandao RA. Reproductive modes, habitat use, and richness of anurans from Chapada dos Veadeiros, central Brazil. North-Western Journal of Zoology. 2014 Dec 1;10(2).

Artigo de descrição: de Carvalho TR, Martins LB, Giaretta AA. A new account for the endangered Cerrado Rocket Frog Allobates goings (Bokermann, 1975)(Anura: Aromobatidae), with comments on taxonomy and conservation. Acta Herpetologica. 2016 Mar 26;11(1):21-30.

Anfíbios dos Veadeiros

  • Anfíbios dos Veadeiros

Um projeto batráquio!