Família Hylidae

Pithecopus hypochondrialis

(Daudin, 1800)

Perereca-macaco

Comum
Campos
Cerrado
Mata Ciliar
Mata de Galeria
Áreas Antrópicas
Ocorrência
Jan
Fev
Mar
Abr
Mai
Jun
Jul
Ago
Set
Out
Nov
Dez

Pithecopus hypochondrialis

(Daudin, 1800)

Perereca-macaco

Comum

Pithecopus hypochondrialis

(Daudin, 1800)

Perereca-macaco

Comum
Campos
Cerrado
Mata Ciliar
Mata de Galeria
Áreas Antrópicas
Ocorrência
Jan
Fev
Mar
Abr
Mai
Jun
Jul
Ago
Set
Out
Nov
Dez

Essa espécie chama muito a nossa atenção, não é mesmo? A coloração verde-limão já é bem atrativo, mas o principal está contido nos seus flancos, coxas e braços: uma mistura de coloração preta com vermelho-alaranjada da um imenso charme! É um animal de alimentação generalista e de hábitos noturnos e arborícola e é encontrada vocalizando em áreas de brejo, poças permanentes ou temporárias, naturais ou artificiais. Os machos cantam em arbustos e árvores, que vão de 0,5 a 2,5 metros de altura e também nas bordas das lagoas em área de mata. Pode ser encontrada em áreas antropizadas e apresenta grande tolerância a modificação no ambiente. Está amplamente distribuída na América do Sul e, principalmente, pelo Brasil. É uma espécie comum e chega a formar grandes grupos durante a época reprodutiva, no início da chuva. Os ninhos são encontrados cerca de 1 metro acima da água de pequenas poças e os ovos são depositados nas folhas acima da água.

Diagnose

O Gênero compreende as pererecas arborícolas caracterizadas por possuir pupila da posição vertical e coloração dorsal que vai do verde-limão ao verde-escuro uniforme. Essa espécie possui um padrão de barras de coloração preta e vermelha-alaranjada nas faces ocultas dos flancos, faces anterior e posterior das coxas e braços. A maxila possui uma faixa branca estreita, que não atinge a borda da pálpebra. Os dedos internos das mãos são oponíveis aos dos dedos laterais, adaptado à vida arbórea e não possui membrana interdigital. Pele dorsal lisa e pele ventral rugosa de coloração branca. Presença de uma larga faixa dorsal verde ao longo de toda extensão da coxa.

Você sabia?


Por ser um animal bem carismático e colorido, as vezes é encontrado no comércio internacional de animais de estimação, mas em níveis que atualmente não representam uma grande ameaça.

Anfíbios dos Veadeiros

  • Anfíbios dos Veadeiros

Um projeto batráquio!